Felinos vacinados no primeiro ano de vida e com reforço vacinal no segundo ano, apresentam células de memória imunológica ativas por longos períodos e mesmo por toda uma vida. No caso destes animais entrarem em contato com o vírus infectante, imediatamente estas células de memória imunológica ativam a fabricação de mais células de defesa específica ao vírus desafiante. Já o gatinho com linfoma renal, provavelmente tratado com protocolo alopático com prednisolona e outros quimioterápicos sabidamente depressores do sistema imune, é um caso mais complexo. Uma solução seria vacinar somente este indivíduo e poupar os outros 16. Na verdade, a melhor solução seria não levá-lo à clínica e sim atendê-lo em domicílio, desta forma ele também seria poupado dos efeitos nocivos da vacinação, principalmente em animais imunosuprimidos. Felinos com linfoma renal apresentam-se positivos para leucemia felina em 50% dos casos. Este fato além de complicar a situação da imunidade deste indivíduo, ainda pode tornar necessário que se façam exames para identificar a leucemia nos outros felinos dessa população. Importíssimo ressaltar que no caso de casas de passagem e/ou acolhimento/recolhimento de felinos de rua a necessidade de uma quarentena é imprescindível para que um animal aparentemente sadio recolhido da rua não venha a desequilibrar a população, infectando os demais habitantes.
É importante ressaltar que a quebra do paradigma dos reforços anuais vacinais, criado pela ausência de pesquisas científicas adequadas e de acordo aos interesses econômicos da indústria farmacêutica veterinária e de veterinários clínicos desinformados ou refratários às mais recentes pesquisas científicas no setor, é um processo lento, educativo e gradativo.
Devemos sempre ressaltar que essa forma mais comedida e individual de programar a imunização de nossos pets visa preservá-los quanto aos efeitos deletérios vacinais, afasta por completo radicalismos quanto a não vacinar os pets, evita desafios imunológicos desnecessários e diminui os gastos dos tutores/cuidadores que podem fazer melhor uso do capital para aplicá-lo em consultas, exames diagnósticos, melhor nutrição e bem estar para seus animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário